domingo, 28 de agosto de 2011

EM SP QUEM DISPÓE DO BENEFICIO ''SANEAMENTO BÁSICO'' ?


de Robinson Dias | Sábado, 16 de Outubro de 2010
esgoto na brasiluso - esgoto na brasiluso
Há 17 anos seguidos, eu Robinson Dias, paulista e paulistano, morador da Rua Brasiluso, venho solicitando da Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo- SABESP- o meu direito ao bem maior já concedido para qualquer ser humano que habite em uma cidade com governo, já estabelcido…. To falando emSANEAMENTO BÁSICO..
Na foto acima o ponto onde esgotos de residências da R. Brasiluso atingem ( com aval e consentimento da SABESP) as águas do córrego Guaraú.
Falando nisso.
Qual é mesmo o IDH de um estado que não trata seus efluentes sólidos( coco)?
No Brasil ainda se confunde coleta de esgoto com tratamento sanitário, que são processos diferentes um do outro.
FAVELA BAIRRO 2559 1143750437 - FAVELA BAIRRO 2559 1143750437

  • Pra quem ainda desconhece, aqui no Jardim Pery- bairro da zona norte da capital paulista, também milhares de familias, ( umas 42 mil pessoas) ainda não dispõe de redes coletoras para o escoamento dos esgotamentos sanitários, normalmente os detritos correm a céu aberto até chegar no córrego mais próximo e sem tratamento algum. Há lugares que o esgoto fica empossado, e crianças brincam na água suja e contaminada.
    Já os habitantes residentes em ruas no alto do bairro dispõe de redes coletoras e estão mais longes do risco da contaminação, mas não imunes á questão ambiental. Mas há quem ai também ‘’conscientemente'’ reclame, como a dona Violeta. _ Nesta rua há rede coletora mas do que adianta se na região não existe nenhuma ‘’ETE'’- Estação de Tratamento de Esgoto, reclama Violeta, moradora da R. Bruna Galéia. ‘’ O esgoto vai todo pro rio, nós estamos pagando pra SABESP uma conta onde vem lançados- água e esgoto-, a água é boa, é tratada, porém o esgoto vai tudo pro rio sem tratar, que diferença é que faz se jogassemos nós mesmos diretamente no rio e só pagassemos a conta da água?. Pergunta



    1. A verdade é que em SP todas as padarias, sapatarias, restaurantes, escritórios, quitandas, museus, estádios, teatros, prédios, casas térreas, sobrados, mansões de alto padrão, e barraquinhos , cabines de terminais de onibus, palácio dos bandeirantes, postos policiais, de gasolina, igrejas, hospitais, postos de saúde, residenciais, fabricas, industrias, e etc……todos despejam esgoto em algum curso dágua sem tratamento. Aqui no Jardim Pery, como em toda a zona norte e a cidade de São Paulo estamos todos jogando detritos no lugar errado. Olhem para o rio tiete, ou as represas como a guarapiranga, e os córregos da cidade que a SABESP dava como limpos????? estão varios deles poluidos.
    E pensar que, pagamos para uma empresa - SABESP- poluir os nossos próprios córregos, rios e mananciais.
    Esgoto a céu aberto é o principal problema ambiental no Brasil. É o problema mais gritante. Rios não foram feitos para ser usados como vias esgotantes e diluidores de coliformes fecais.
    O problema é que poucos ainda se deram conta disso(*).
    Em um plano geral, em todo o Estado de São Paulo só a cidade de Barueri possui‘’BIODIGESTOR'’- sistema que trata seus esgotamentos sanitários transformando esgoto em eletrecidade para iluminação pública
    Já no restante do estado, todo o esgoto, além de não aproveitado é despejado nos cursos de água. .
    rua brasiluso 80 - rua brasiluso 80
    Há cenas em lugares aqui mesmo no Jardim Pery, que em se tratando de ‘’Saneamento Básico'’ se assemelha com os velhos tempos da idade média. Quando Roma rui por causa de doenças transmitidas pela contaminação da água com esgoto, matando centenas de milhares pessoas. Seria este o serviço oferecido pelo governo paulista em se tratando de soluções sustentáveis?
    Texto e fotografia;
    Robinson Dias
    Categorias: Sem Categoria |  | Enviar por e-mail | Hits para esta publicação: 174

    Deixe uma resposta.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário