domingo, 28 de agosto de 2011

Moradores reclamam: A SABESP obriga jogar esgoto á céu aberto no Jardim Pery há mais de vinte anos.

de Robinson Dias | Segunda, 16 de Março de 2009
Chegaram novamente aqui na rua brasiluso Lopes outra equipe de manutenção da estação elevatória que não funciona. Esta mesma estação, que só foi construida em 2008 após incessante reivindicação de moradores aparenta irregularidades; não faz o bombeamento previsto e funciona como um chafariz que fica espirrando jatos de esgotos nas pessoas e carros que pela via circulam.
Os funcionários são ou, da SABESP, ou, de empresas terceirizadas, que uma vez por semana vem fazer a manutenção da caixa, quer dizer, eles sempre vem ‘’tentar consertar'’, pois é irem embora, o chafariz volta afluir como sempre, jorrando e jorrando. Diz morador.
Não é preciso conversar muito pra notar como é grande o descontentamento e a indgnação da poulação local, é reclamação pra todo lado: Enchentes, descaso com o lixo, falta de galerias e bueiros, má educação de moradores e de pedestres e outros males e pormenores que afetam e degradam o local. Entretanto, a falta de saneamento básico é a maior preocupação dos moradores.
    Saneamento é básico para a saúde. A sua ausência denota a falta de infra-estrutura e de tecnologia aplicada pelo governo do estado.
‘’O problema maior aqui é a falta de tronco coletor de esgoto, é um problema antigo, cronico, e de conhecimento público e das autoridades competentes. Temos cobrado de todos, prefeito, governador e sabesp, há mais de vinte anos, no entanto, apesar de tudo, o descaso continua. A única coisa que fizeram foi uma obra que que não funciona e trazer esse chafariz de esgotos. Informou Antonio Oliveira da Silva, pedreiro.
‘’Na Rua Brasiluso o atendimento é assim, casas desconectadas da rede coletora da SABESP que não atende a demanda. Mau cheiro exalando sem parar, e que cheira tão ruim quanto o tratamento recebido. Reclamou a moradora Josefa, 57 anos. reclama também da demora da SABESP no atendimento eficiente á população. ‘’Será que vinte anos não é suficiente para se construir uma nova rede, cadê a competência da SABESP? Possuo uma coleção de mais de vinte protocolos renovados e vencidos, são pedidos feitos para ligação á rede da SABESP, mas a resposta é sempre a mesma; ‘’ um grande NÃO!!! Afirma Jozefa.
    Moradores dizem sentirem-se reféns da situação. O jeito foi cada um se virar como pode, uns fizeram fossas sépticas no quintal, outros fossas seladas sendo obrigados a pagar pelo bombeamento de serviços de limpa fossa'’ já a maioria, sem outra opção ficou obrigada a despejar seus esgotos, ou, por sobre calçadas e sarjetas, vielas, ou, diretamente no córrego Guaraú, próximo á via.
Outro fato a salientar é que, a maior parte dos esgotos e efluentes que desembocam na Rua Brasiluso vem das residencias de ruas próximas como: Condessa Maria Amália. Matarazzo, Gaspar Selvago, Monteiro de Camargo, Edgar Sales, São L. Do Sul, Monsenhor de Melo, Rua Santo Adriano e outras, inclusive, em volume bem acima do que que é produzido por residencias da brasiluso.
Diante de tal gravidade, da incompetencia faz-se o aumento na intensidade do chafariz de esgotos, tornando de extrema e urgentíssima-se necessidade maior atenção dos órgãos públicos competentes emvolvidos, á fim de resolver a precáriedade do atendimento local.
Moradores ficam de olho no chafariz de esgoto e esperam que as redes sejam logo instaladas na Rua Brasiluso.
Pra fechar esse assunto: Há cinco dias atrás a mesma equipe da SABESP já havia feito uma limpeza dentro da caixa de inspeção da estação, mas sem sucesso, pois no mesmo dia o chafariz já havia voltado a espirrar esgotos por sobre a via.
Hoje, dia 16 de março de 2009, ás 12H30, a estação elevatória que não funciona esta nesse momento sendo manutenciada. Nossa redação, até por estar situada em frente ao local, ficará de alerta e de acordo com o mau atendimento estaremos noticiando para comprovar o andamento do atendimento.
Geralmente é sempre assim, a água fica espirrando, a equipe depois de tanto a gente reclamar vem e faz a limpeza que nunca resolve nada, nem o problema da falta de redes e nem para de jorrar esgoto, e logo umas horas ou um dia se passar e o chafariz de esgoto volta a fluir…
Texto e fotos: Robinson Dias
Categorias: S.O.S.RUA BRASILUSO |  | Enviar por e-mail  | Hits para esta publicação: 175

2 comentários para “ Moradores reclamam: A SABESP obriga jogar esgoto á céu aberto no Jardim Pery há mais de vinte anos. ”

  1. Robison Dias Says:
    Terça, 17 de Março de 2009 at 13:45
    uma boa e outra má noticia:
    Segundo uma conversa entre técnicos da SABESP e da empreitera construtora PARÂMETRO- construtora da Estação Elevatória da R Brasiluso ocorreram mesmo irregularidades na sua construção. Tanto é que novos serviços deverão ser feitos, são reparos e a instalação de outros equipamentos…. Ou seja, erraram no projeto.
    É SABESP trabalhando por nós.
  2. ONG. ESPAÇO CULTURAL E ASSISTENCIAL JUAN GAJARDO Says:
    Quarta, 17 de Junho de 2009 at 11:50
    ESTA CORRUPÇÃO PERMITIDA E INCENTIVADA POR AUTORIDADES PÚBLICAS QUE USUFRUEM DE TROCA DE FAVORES E FINANCIAMIENTO DE CAMPANHAS POLITICAS O DE PATROCINIOS COMO É O CASO DA TV ASEMBLEIA DE SÃO PAULO EM DONDE TRS ADVOGADAS DE RENOME CONFIRMARÃO NO PROGRAMA SOBRE SERVIÇOS PÚBLICOS CUANDO PERGUNTADA QUEM FISCALIZA OS SERVIÇOS DA SABESP, UMA RESPONDIO NINGUEM É LOKO DE DENUCIAR NOSSO PATROCINADOR(SABESP)CUANDO SE COBRA TARIFA DE ESGOTO DAS FAMILIAS MAIS POBRES E NECESITADA , A SABESP DIFRAZA COM CAPNHAS DE PUBLICIDADE QUE DIVULGAM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE EXCELENCIA ,,,, SÔ SI FOR NA LUCRATIVIDADE E CORRUPÇÃO PRATICADA COM A PERMISSÃO DO PODER PÚBLICO DA JUSTIÇA SOCIAL

Deixe uma resposta.

 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário