domingo, 28 de agosto de 2011

RUA BRASILUSO: ESGOTO AINDA CORRE Á CÉU ABERTO, HÁ MAIS DE 20 ANOS


de Robinson Dias | Sábado, 16 de Maio de 2009
Apesar de inaugurada a estação elevatória na Rua Brasiluso Lopes - obra tão reivindicada- moradores e contribuintes descontentes continuam cobrando o direito ao saneamento básico 
Nas grandes cidades do pais ainda é imenso o percentual de residencias desligadas das redes públicas de esgotos e aqui no Jardim Pery a cena não poderia ser diferente, na rua brasiluso por exemplo, a falta de redes de esgoto se arrasta por mais de vinte anos, alternativamente cada um esgota seus residuos como pode; quem mora ás margens do córrego despeja diretamente no curso d’água, já os residentes do outro lado da rua ou, fazem o despejo por vias de fossas sépticas, ou esgotam sobre as calçadas, sarjetas e no bueiro até que os dejetos sigam para as águas do leito do córrego Guaraú, tudo á céu aberto e sem tratamento..
O problema é crônico e já conhecido pelos setores públicos responsáveis, aliás, não são poucas as publicações na mídia explicitando a falta de atendimento local.
A fiscalização está sob responsabilidade da subprefeitura, no entanto, apesar de muito empenho o problema continua. clique para ler matérias deste blog publicadas no site ‘’Conversa Afiada'’ do Paulo Henrique Amorim.
A moradora Zefa novamente procurou a nossa redação, ela nos mostra protocolos de pedidos de ligação de esgoto negados.’’A SABESP culpa moradores por ligações clandestinas, mas nós não somos clandestinos, pelo contrário, há muitos anos vimos cobrando a ligação, inclusive fomos nós que reivindicamos a construção da estação elevatória que não funciona pra nós. Queremos mais do que ninguém ligar o esgoto á rede da rua, e que terminem a obra, construa as redes que faltam pra resolver de vez o pior problema da Rua Brasiluso, que é o sanemaneto básico. Falou dona Zefa, moradora na mesma rua há 41 anos.
A situação aqui na Brasiluso é mesmo desoladora. São varias as residencias que ainda despejam esgotos á céu aberto. O mau cheiro exalado deixa aspecto de podridão e mau estar para quem transita pelo local. Problema maior é o risco da contaminação com as crianças que vivem brincando próximo ás poças de acúmulos de fezes. A água contaminada pode conter grande quantidade de agentes transmissores de doenças. Dentre elas : • Cólera • Febre Tifóide • Hepatite Tipo A • Leptospirose • Giardíase • Amebíase • Gastroenterites • Esquistossomose
Até antes da inauguração da caixa da estação elevatória uma grande poça de água se represava no meio da rua impossibilitando até mesmo a passagem de veículos, com a finalização desta etapa da obra o problema com água empossada foi resolvido, mas moradores reclama que o grande problema que é a falta de redes de esgoto continua.
Depoimento de outra moradora da Rua Brasiluso:
Desde que me mudei para esta residência no nº 92 há 18 anos eu e a minha família vimos cobrando o direito ao saneamento básico, queremos direito á conecção á rede coletora mas a SABESP nos nega o direito, a verdade é que faltam redes suficientes e adequadas e com capacidade para atender a todos e com qualidade, apesar da SABESP ter inaugurado a estação elevatória, e ter resolvido uma parte do problema retirando a água que ficava empossada o esgoto continua sem solução. Luisa Scioli.
  • Neste sábado enquanto fazíamos esta reportagem presenciamos a rua com vazamentos de águas de esgotos vertendo como chafarizes de esgotos( segundo (PHA) das bocas de lobo da estação elevatória.
    Categorias: Rua Brasiluso 2008 |  | Enviar por e-mail  | Hits para esta publicação: 134

    Um comentário para “ RUA BRASILUSO: ESGOTO AINDA CORRE Á CÉU ABERTO, HÁ MAIS DE 20 ANOS ”

    1. Miriam Locatteli Says:
      Sexta, 29 de Maio de 2009 at 16:07
      O córrego Guaraú, que passa atrás do posto de Saúde do Pery, entre as avenidas’’ Pery Ronchetti e Condessa Amália Matarazzo, no bairro Jardim Pery, foi totalmente transformado em verdadeira lixeira e uma fossa a céu aberto. Os mais prejudicados têm sido os moradores próximos ao local, que são obrigados a conviver com o mau cheiro diário devido à grande quantidade de lixo e do esgoto a céu aberto.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário